O que é Inteligência Financeira? Como tomar decisões financeiras?

Compartilhe com seus amigos:

Saber o que é Inteligência Financeira e como tomar decisões financeiras pode fazer muita diferença no seu futuro.

Muitas pessoas, não tendo muita facilidade com problemas de caráter financeiro, preferem evitar decisões cotidianas em relação às suas finanças. Preferem deixar que outros profissionais os aconselhem e decidam por eles em relação ao seu próprio dinheiro. Mas isso pode causar mudanças importantes no seu futuro financeiro.

DINHEIRO É IMPORTANTE?

Em muitas culturas, inclusive a brasileira, o dinheiro e a riqueza carregam um certo preconceito, como se fosse imoral ter muito dinheiro.

No entanto, se pensarmos bem, o dinheiro faz parte da vida moderna e não pode ser separado dela, em nome de uma vida mais simples.

É verdade que em muitos aspectos da vida o dinheiro não é importante. Mas em grande parte, o papel dele é fundamental, podendo alterar o destino de nossas vidas, se não soubermos tomar decisões inteligentes.
Quase todos os dias a vida nos coloca diante de situações que exigem de nós uma tomada de decisão em aspectos de finanças. São aquelas horas em que nos deparamos com decisões, como: a compra de um bem através de financiamento, a contratação de mais um ano letivo para a escola dos filhos, a quitação antecipada da casa própria com recursos do Fundo de Garantia.

E então nos oferecem mais de uma opção de pagamento, com diferentes configurações de entrada, parcelas, taxas de juros ou de desconto para o pagamento antecipado.
São exemplos em que as pessoas mais preparadas de conhecimentos financeiros podem decidir de forma a obter melhores resultados e máximo proveito do seu “suado” dinheiro.

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA. COMO TOMAR DECISÕES FINANCEIRAS NO DIA-A-DIA

Não são só casos como os citados, de uso mais complexo de matemática financeira, que exigem de nós um pouco de inteligência financeira. Há questões bem mais cotidianas que também necessitam de uma decisão correta para que possamos fazer o melhor uso de nosso dinheiro. Posso citar alguns exemplos como:

 

  • a comparação de preços de diferentes operadoras de telefonia para verificar se, na sua família, vocês estão usando a operadora com os melhores custos para o tipo de uso que fazem do telefone;

 

  • a escolha do cartão de crédito mais apropriado para as suas necessidades e que contemple os melhores custos e benefícios oferecidos pelas administradoras no afã de vencer a concorrência nesse mercado;

 

  • o conhecimento do maior número possível de programas de fidelidade para realizar suas compras rotineiras e ser premiado por isso. Exemplos: os programas de cartões de crédito que dão milhas aéreas, ou os sites na internet que pontuam por compras em seus parceiros.

 

“CABEÇA QUE NÃO TEM JUIZO, O CORPO PAGA”

Inteligência Financeira, portanto, é uma habilidade que todos deveríamos desenvolver, em nome de uma vida menos sujeita a imprevistos e muito mais plena, com o melhor uso da renda recebida por nosso trabalho e das inúmeras possibilidades de recompensa que o mundo nos oferece.

Eu sempre digo que o mundo está repleto de oportunidades que só olhos treinados veem. Isso é Inteligência Financeira.

INVESTIR NÃO É PRIVAR-SE, É PENSAR EM VOCÊ, NO FUTURO

Inteligência Financeira diz respeito, também, a entender que o dinheiro tem um modo peculiar que funcionamento.

O dinheiro é um ente que opera e reage segundo regras e padrões e a Inteligência Financeira significa conhecer este funcionamento, quais as regras que regem as etapas pelas quais passamos de ganhar, guardar, manter e gastar o dinheiro.
Veja que nossa vida financeira não se resume a duas etapas apenas como ganhar e gastar. Quem compreende também que manter o dinheiro consigo já significa algo mais do que simplesmente guardá-lo, e que investir é uma etapa mais avançada do que apenas poupar é mais bem sucedido na vida.

O que dizer então das pessoas que simplesmente entendem o dinheiro como algo a ser gasto?

NINGUÉM NASCE SABENDO!

Felizmente, para quem não tem vocação inata para assuntos dessa área, a Inteligência Financeira é algo que pode ser aprendido. E, em seguida, pode e deve ser nutrida com novos conhecimentos de forma que possa crescer sempre um pouco mais.

A internet possibilita acesso fácil a muito conteúdo e cursos sobre finanças básicas. Muitos deles disponíveis gratuitamente. O Youtube é uma fonte riquíssima sobre todos os assuntos.

Estude! Pesquise sua dúvida na internet, com certeza alguém já explicou direitinho o que você está querendo saber. Mas, se não estiver satisfeito, me escreva. Terei prazer em ajudá-lo no aprendizado e aquisição da Inteligência Financeira.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.